Massa Econômica para Salgadinhos Fritos

Rendimento: 50 porções
"Esta receita é econômica, crocante, saborosa e fácil de trabalhar. Minha mãe é salgadeira de mão cheia e faz esta massa sempre. Não dá nem para acreditar, já que os ingredientes são tão simples. Mas pode confiar, o sabor fica maravilhoso!!! Perfeita para ganhar dinheiro com encomendas de salgados. Esta massa faz Coxinhas, Risoles, Pasteis...todos esses salgadinhos tradicionais fritos, exceto o quibe que vai outro tipo de trigo."

Ingredientes:
-1 litro de água
-2 cubo de caldo de Galinha, (ou quanto baste de tempero completo ou tipo sázom.)
-4 copos* de farinha de trigo
-100 gr de queijo ralado
-2 colheres sopa de manteiga
-quanto baste de Açafrão para dar uma cor bonita (+- 2 pitadas) *opcional
*1 copo = 200ml

Modo de Preparo:
Bata no liqüidificador a água, o açafrão e o caldo de galinha. Em seguida leve para uma panela e quando abrir fervura, abaixe o fogo e coloque de uma só vez a farinha de trigo (não retire a panela do fogo, senão a massa perde o ponto e fica difícil de trabalhar).
Tente misturar a farinha com a água e vá colocando a manteiga. Espalhando-a sobre a massa.
Você verá que vai ficar muito fácil de trabalhar a massa. Continue mexendo,ela só ficará pronta quando começar a desgrudar do fundo da panela. Jogue em um recipiente grande, espalhe a massa e com ela ainda quente jogue o queijo ralado por cima,continue sovando a massa até o queijo ser absorvido por ela. Sove a massa até ela fica lisa. Você vai ver que ela vai ficar muito macia e saborosa. Depois, é só escolher o recheio e trabalhar a massa. Cubra com o pano enquanto modela pra não ressecar a massa. Pode-se fazer coxinha, risoles, pasteizinhos... para o lanche ou para festinhas.
Para empanar molhe o salgado na água ou leite e jogue em um recipiente com farinha de rosca. Mexa a vasilha em movimentos circulares até cobrir todo o salgadinho.
Para congelar, não precisa fritar. Quando precisar, tire os salgadinhos do congelador, tendo o cuidado de observar se não tem pedaços de gelo grudado neles. Depois frite imediatamente, não espere descongelar. Frite bem para o recheio não ficar congelado.

Dicas para Fritar Salgados:
Frite em óleo bem quente. Coloque o suficiente para cobrir os salgadinhos. A quantidade vai depender do tamanho da panela e do salgado. Prefira panelas de fundo mais grosso. Aquelas pretinhas que vêem em conjuntos são muito finas e queimam os salgados por fora sem fritá-los direito por dentro.

Para saber se o óleo está no ponto de fritar, jogue um pedacinho bem pequeno de massa no óleo quente. Se permanecer no fundo é porque precisa esquentar mais. Se subir para a superfície, já pode fritar.

Tome muito cuidado ao colocar os salgados no óleo, para não respingar. Isto pode provocar queimaduras horríveis! Prefiro colocar o salgado no óleo quente com uma escumadeira bem devagar. Colocar a panela de óleo na chama de trás para evitar possíveis tombamentos. É mais seguro. Quando ficar dourada, tire com a escumadeira, e coloque num recipiente forrado de papel toalha.

Abraços

Comentários

  1. Gostei das dicas de como fritar os salgados. Comprei umas coxinhas congeladas com água na boca, quando fui fritar foi um desastre! Abriu tudo, foi horrível! Mas seguindo as dicas, vi que fiz tudo errado por isso não deu certo. Minha panela era fina e o óleo não estava bem quente.
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. maravilhosa .que deus abençoe todos vcs que compartilhaõ estas maravilhas...

    ResponderExcluir
  3. adorei seu blog!Vou colocar nos meus favoritos!parabens!

    ResponderExcluir
  4. nossa que coisa maravilhos essa ,vcs estao de parabens!

    ResponderExcluir

Postar um comentário