domingo, 1 de abril de 2012

Como fazer Coalhada Síria

Gosto de comer granola com frutas pela manhã e já estava cansada de comer com iogurte ou leite. Então pensei em uma receita caseira de coalhada que eu mesma poderia fazer em casa. Minha sogra me passou a receita, fiz e aprovei. Receita fácil e muito econômica. Boa opção para enriquecer o café da manhã ou o lanche. Ótima receita para ensinar às crianças. Elas vão amar a idéia de serem mini-chefes como o ratinho do filme Ratatoule.
Estava pesquisando a respeito e descobri os diversos benefícios incríveis da coalhada, o que me fez gostar mais ainda da idéia de inclui-la no meu cardápio diário. Segundo pesquisas recentes, a coalhada melhora o funcionamento do intestino recuperando e equilibrando a flora intestinal, diminuindo assim prisão de ventre ou diarréias.  Ajuda também a diminuir o colesterol, equilibra a pressão arterial e ajuda a perder mais peso para quem está em dieta, diminuindo e muito as chances de um ataque cardíaco. Protege mais o organismo de bactérias nocivas. Sem contar que é um alimento riquíssimo em cálcio, muito bom para pessoas em diferentes fases da vida como crianças, jovens, adultos e idosos. Abaixo segue a receita. Façam e se divirtam.

Rendimento: 7 copos de 200 ml quase cheios
Ingredientes:

  • 1 litro de leite de saquinho
  • 1 copo de iogurte natural


Modo de preparo:



Amorne o leite levemente, sem deixar ferver. A temperatura tem quer ser mais pro frio do que pro quente. Acrescente o iogurte e mexa bem. Coloque dentro de uma forma pequena os copos ou recipientes que você irá servir a coalhada. Se quiser, pode fazer também em uma vasilha grande, eu faço assim por achar mais prático. Coloque o líquido dentro dos copos ou recipiente que quiser, tampe com um pano de prato e deixe dentro do forno ou armário por +- 8 horas ou de um dia para o outro. Em dias quentes é mais rápido. Não fique movimentando o recipiente para não atrapalhar o processo. Depois de coalhado o leite, leve para a geladeira. Sirva com frutas, granola ou somente com açúcar.
Reserve um copo de 200ml desta coalhada que será usada como "isca" (é assim que minha sogra chama, não me pergunte porque, kkkk) para você usar na próxima coalhada que fizer, substituindo assim o iogurte natural. Isto faz com que a receita fique mais econômica ainda, já que só precisará comprar o leite.
Se preferir Coalhada Seca, colocar a coalhada em uma pano de prato e amarrar, depois colocar sobre uma peneira para escorrer até ficar seca conforme seu gosto. Não aperte o pano. Depois temperar com sal, azeite, hortelã ou orégano e guardar na geladeira. Sirva com pão. Não descarte o soro por ser muito nutritivo, reaproveitando ao fazer sucos.

Obs: coloquei uma menor quantidade nestes copos da foto pois são de 300 ml que era o que eu tinha em casa, mas prefiro fazer com os de 200ml. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Relacionados

Related Posts with Thumbnails