Primeira Papinha - Orientações e Dúvidas Frequêntes




"A primeira papinha você nunca esquece – quem não ficou com muita expectativa e ansiedade para ver o filho comer? Você está com aquele sorriso no rosto mas, quando dá a primeira colherada, provavelmente, o bebê responde com uma careta. Será que ele não gostou? O estranhamento é comum – para o seu bebê, além da comida, a colher é uma novidade. Mas essa careta não vai se repetir nos próximos dias. Ao contrário. Você vai ouvir aqueles deliciosos gritinhos de quem quer comer logo, uma urgência sem fim.
“Esse primeiro momento, da papa, é o que determina a relação que a criança vai ter com a comida para o resto da vida”, afirma Naylor Oliveira, pediatra e nutrólogo. Esse é um dos maiores desejos de crescer: que seu filho cresça feliz e tenha uma alimentação saudável e balanceada."


Revista Crescer

Fiz questão de colocar esta parte do artigo, porque revela exatamente a realidade de todas nós!!! Se isso acontecer com você, tenha calma e paciência, pois o stress da mãe deixa a criança irritada e faz com que ela evite a comidinha. Por isso relaxe e não se culpe se das primeiras vezes seu bebê fizer careta! São necessárias 8 a 10 exposições para que a criança aceite alimentos muito diferentes. Ele ainda está acostumando com o sabor da comida.

Dar bons exemplos é fundamental quando o bebê já estiver sentando à mesa. Ver pais e irmãos comendo verduras, legumes e frutas, estimulam a criança!

Por experiência própria: é melhor seu bebê comer 3 colheres livremente, mesmo que pareça pouco, do que ele comer tudo, forçado. Se ficar obrigando, e tentando dar à força, só piora tudo. Por isso nada de ficar fazendo o bebê rir ou chorar só pra enfiar mais uma colherada! Não deixe a hora da papinha se transformar na sessão tortura. Deixe o seu bebê ir se acostumando com a papinha no ritmo dele. Conforme a aceitação do bebê, vá aumentando gradativamente.Caso ocorram erupções, manchas, diarréia, constipação ou outras alterações, é mais fácil de identificar qual foi o alimento! Fique atenta com a aceitabilidade do bebê, antes de fazer as combinações é importante dar um alimento de cada vez para identificar possíveis problemas.
Bater no liquidificador jamais!!!!!!!!!!!!! Ou irá se arrepender para sempre! Por isso, deixe a culpa e a insegurança pra lá, relaxe e aproveite o momento! Abraços

Para introduzir as papinhas, siga a seguinte sequência:

1 - Escolha um dia e ofereça, primeiramente, um suco de laranja-lima no meio da manhã, entre uma mamada e outra – e não perca por nada o rostinho de espanto que o bebê vai fazer ao experimentar o novo sabor.
2 - Comece a oferecer as papinhas de frutas depois de três, quatro dias. Escolha um horário entre as mamadas na parte da tarde, e observe se o organismo da criança reage bem. Ofereça uma fruta de cada vez por 3 dias, para a criança habituar com o gosto. Uma a uma fruta. Mamão, banana, pêra, maça... veja a fruta que e
stiver na estação.
3 - Depois de uma semana, organize o horário das mamadas para oferecer a papinha salgada na hora do almoço. Continue com o suco e a papinha de frutas no lanche.
4 - Quando o bebê já estiver habituado é hora de dar a papinha salgada na hora do jantar também. E papinha de frutas como sobremesa nas duas refeições.
1º mês: passar a papinha na peneira;
2º mês: Amassar a papinha no garfo;
3º mês: Picar as verduras e a carne e fazer separadamente os alimentos. Colocar em um prato daqueles que se pode separar.

O QUE NÃO PODE FALTAR NA PAPA?
Precisa ter um a fonte de carboidrato (arroz, macarrão), uma de proteína (carnes em geral), e duas de legumes ou verduras. Não esqueça de usar temperos, que dão um gostinho especial e, se for usar sal, maneire.

É RUIM BATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR?
Sim!!! Papa não é sinônimo de sopa. Ao contrário. Você precisa esmagar tudo com um garfo de forma que fique pedacinhos pequenos. Quando batida, a criança não aprende a reconhecer as diferenças entre os alimentos e não desenvolve a mastigação. Mesmo que não tenha dentes ainda, é importante ele desenvolver a mastigação e a deglutição.

POSSO USAR A PANELA DE PRESSÃO?
Alguns médicos dizem que muitos nutrientes se perdem quando expostos a temperaturas altas. O melhor é preparar em uma panela comum.

QUAL A QUANTIDADE IDEAL PARA CADA REFEIÇÃO?
É variável, mas tenha essas medidas como referência.
-Dos 6 aos 9 meses: de quatro colheres (das de sopa) a uma xícara.
-Dos 10 aos 12 meses: uma xícara cheia.
-De 1 a 3 anos: um prato infantil.

NÃO COLOQUE AÇÚCAR NEM SAL NAS PAPINHAS!!!

POSSO CONGELAR?
Sim, por até um mês. Coloque a papa no pote, resfrie rapidamente e ponha um adesivo com data e os ingredientes que você usou. Mas lembre-se de que é em último caso. Se for possível fazer na hora, com certeza será melhor e mais saudável.

ÁGUA, SIM!
Ela entra em cena junto com as papinhas. Como não há uma recomendação médica específica de quantidade, ofereça depois e entre as refeições, até a criança aprender a pedir. Sucos e chás sem açúcar também são bons, mas sem excesso, para não substituir completamente a água, que é considerada mais hidratante. Primeiro na mamadeira. Com o tempo, passe para o copinho.


ROTINA É TUDO!
Estabelecer horário para as refeições é um dos princípios fundamentais para a alimentação saudável durante toda a vida. Depois que o bebê experimenta vários alimentos (só depois), é importante criar uma rotina nas refeições. O controle do peso corporal, a melhora do funcionamento intestinal e a prevenção de doenças crônicas são algumas vantagens que ela trará a seu filho.

Os horários ficam assim:
- Ao acordar: leite materno ou de fórmula
- Meio da manhã: suco de frutas
- Almoço: papinha salgada e fruta
- Lanche da tarde: papa de fruta e/ou leite
- Jantar: papinha salgada e fruta
- Ceia: leite materno ou de fórmula

Refrigerantes, doces e frituras somente depois com 1 ano de idade, e com moderação!!! Além de não ter nenhum valor nutricional, é a maior causa de obesidade infantil.

Fonte: Revista Crescer
Fotos: Samuel, bebê da Graciele e do Fernando.

Comentários