Pão de Padaria Caseiro



Receita Pão Caseiro
Rendimento: em média 20 pães com 50 gramas cada um.


Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo
3 unidade(s) de ovo
1 colher(es) (sopa) de açúcar
1 xícara(s) (chá) de óleo de soja
50 gr de fermento biológico fresco
quanto baste de sal

Modo de preparo:

Desmanche o fermento em 2 xícaras(chá) de água morna. Amasse todos os ingredientes muito bem e deixe descansar até dobrar a massa. Faça os pães, coloque na assadeira e coloque 1 bolinha de massa num copo dágua. Quando a bolinha subir, leve para assar em fogo brando.


"Achei esta receita de pão francês com vários comentários positivos a respeito. Amei!! Elé é simplesmente maravilhoso, fácil de fazer, além de caseiro. Os ingredientes são fáceis de se encontrar. A minha cara com certeza! Se você é como eu que tentou de tudo e não conseguiu fazer "aquele pão", talvez irá gostar deste pão. Ele fica realmente fica com o sabor bem aproximado ao da padaria. Se você seguir a forma de modelar os pãezinhos direitinho, ficará igual também na aparência. Eu fiz na Panificadora Elétrica com a "Opção Sovar", e depois modelei seguindo o passo-a-passo. Na receita não ensina algumas dicas e segredinhos que li nos comentários. Então lá vai:"


-Como enrolar os pãezinhos como na padaria: Abra a massa com o rolo e enrole como se fosse um rocambole (só que mais fino). Corte os pãezinhos do tamanho desejado e com um estilete(ou uma lâmina bem fininha) faça um corte (raso) na vertical de cada pão.
-Segredo infalível: Em um copo com água, você irá colocar uma bolinha de massa. Isso serve para vê o momento certo de colocar o pão para assar. Assim que essa bolinha subir para a superfície do copo, você leve os pãezinhos para assar e jogue fora essa bolinha que estava no copo.
-La vai mais um segredinho infalível: Aqueça bem o forno, coloque o pão dentro, jogue o gelo de uma forminha da geladeira dentro do forno em outro forma abaixo do pão, feche a porta do forno. Espere 5 minutos, abaixe a temperatura para 180Gr. A casca ficará crocante!
-Se onde você mora é frio, o seu pão pode não crescer, então siga a dica a seguir: Ligar o forno por 5 minutos e colocar a massa para crescer dentro. Ou deixe crescer seu pão dentro do forno com a lâmpada ligada para que o calor desta ajude a crescer. Pode colocar para crescer perto do aquecedor ligado que também dá certo. Depois assar normalmente.
Se o lugar que você mora for quente, pode se aproveitar disto. Minha sogra sempre coloca a massa para crescer ao sol, sob uma cadeira, com um pano de prato por cima. A massa cresce rapidinho e fica bonita.
-Esse pão leva em média 30 minutos para assar, mas esse tempo varia de acordo com cada forno. É preciso observar sempre se o pão já está dourado e assado.Pode abrir o forno somente depois de 15 minutos que o pão estiver dentro do forno e fica sempre observando pra vê se está pronto.
-Pode substituir o fermento biológico pelo fermento seco de sachê de 10g. Neste caso não precisa desmanchar, coloque diretamente na massa.


Comentários