Caldo Verde

Rendimento: 3 porções

Ingredientes:
600 gr de batata
50 gr de bacon
50 gr de carne seca
100 gr de lingüiça portuguesa(ou outra de sua preferência)
100 gr de costelinha suína salgada
2 xícara(s) (chá) de couve manteiga
1/2 unidade(s) de cebola
2 dente(s) de alho picado(s)
3 cubos de caldo de bacon ou costela
quanto baste de azeite para refogar
quanto baste de sal para temperar
quanto baste de parmesão

Modo de Preparo:
Descasque as batatas, corte em pedaços pequenos, numa panela complete água até cobrir as batatas uns 2 dedos acima e ponha para cozinhar. Depois de cozidas, bata no liquidificador com a agua do cozimento. Reserve. Tire a pele dos embutidos, corte-os bem pequeno. Em outra panela, refogue a cebola com azeite. Quando a cebola estiver começando a ficar transparente adicione o alho picadinho. Espere o alho começar a fritar e coloque as carnes para refogar em fogo médio para não queimar os temperos, tendo o cuidado de mexer sempre. Cuidado! Não é para fritar, é para refogar! Por isso coloque pouco azeite. Algumas pessoas fritam e a carne fica dura. Após mais ou menos uns 5 minutos, jogue as batatas liquidificadas na panela que refogou as carnes. Se quiser, com o auxílio de uma escumadeira retire a espuma que se forma e assim você irá "desengordurar" o seu caldo verde. Coloque os cubos de caldo. Deixe ferver até engrossar. Prove de sal e, se necessário, acerte a seu gosto.
Somente na hora de servir é que você adiciona a couve. Quando já estiver pronto, jogue a couve e desligue imediatamente, mexendo um pouco. Ela deve ficar "al dente". Se precisar ferver depois, pode colocar uma pitada de bicarbonato para que a couve não fique escura.
Se gostar, coloque um pouco de parmesão ralado para servir sobre o caldo verde. Pode servir também com torradas ou pãezinhos.

"Eu experimentei vários caldos, mas esse é com certeza o melhor!! Ele é mais suave e ao mesmo tempo muito saboroso. Esta receita é de origem portuguesa. Quem não gosta de couve torce o nariz, mas quando experimenta, apaixona. Já tive várias dessas experiências. Nos 2 últimos aniversários da minha filha, servi este caldo como prato principal e todos adoraram. Foi uma reunião mais familiar e era época do frio, então ficou perfeito! Fiz também caldo de feijão e de frango, mas sobrou, pois todos queriam o caldo verde que não deu, apesar de ter feito o dobro da quantidade dos 2 outros juntoss. Quando resolvi experimentar a receita, não imaginei que faria tanto sucesso.
Para dar um toque mais refinado, coloque 2 colheres de requeijão e/ou creme de leite. Coloco à parte cebolinha, salsinha ou coentro picadinhos para as pessoas servirem o quanto quiser.
Eu costumo fazer bem mais do que vou servir, para congelar o restante. Neste caso você congela sem colocar o couve. Fica ótimo!! Coloque o couve quando descongelar e for servir. Quando dá uma preguicinha de cozinhar, é só descongelar, e sirvir. Fica tão bom quanto fazer na hora.
Quando fizer para mais pessoas, faça o seguinte cálculo: 150g de batata e 100g de carne por cada pessoa."
Abraços

Comentários